Friday, March 7, 2014

Livros: Richelle Mead

Quem me conhece bem sabe: AMO ler. Jane Austen, Dostoyevsky, Stephen King, Dean Koontz, Marian Keyes, Poe, Ayn Rand, Dickens, Anne Rice, Hermann Hesse... Diferentes autores, diferentes estilos, uma paixão.

Hoje, venho apresentar-lhes uma autora cuja obra eu conheci quando estava na quinta série. Minha relação (platônica) com ela é de amor e ódio. Digo, não ódio. Ódio é uma palavra pesada. O correto seria dizer "frustração" ou "estresse". A fulana de tal é a Richelle Mead.

Richelle Mead, além de ser a ruiva maravilhosa da foto ao lado (com cara de bruxa/vampira), foi a autora que me salvou da minha obsessão com obras vampirescas. Eu estava na quinta série, havia acabado de ler todos os livros da L.J. Smith, todos os livros da Anne Rice, tinha lido o Drácula umas quinhentas milhões de vezes... Enfim. Eu queria mais. Era uma coisa louca, quase doentia. Eu pegava um livro, por exemplo, da Anne Rice, na biblioteca pública, depois da aula (que acabava por volta das 17h), voltava para casa, fazia o "para casa", jantava, tomava banho, falava "vou dormir" pros meus pais e ia ler. E eu não ia dormir enquanto o livro não acabava. Virei umas 3 noites nessa loucura, cada noite com um livro diferente, e no 4º dia eu tive um colapso - e dormi por 20 horas ininterruptamente. Então, no 5º dia, tendo recuperado o sono, fui caçar mais coisa vampiresca pra ler. Saí fuçando na internet e caí num fórum de ficção científica e alguém havia sugerido conferir a Richelle Mead.

Nascida no dia 12 de novembro de 1976, Mead me salvou da minha obsessão com obras vampirescas porque ela expandiu minha obsessão - fui de vampiros para...tudo. ETs, metamorfos, súcubos, incubus, lobisomens, bruxos, sei lá. Tudo. (Ou seja, ela me salvou de uma maldição e me condenou a outra pior, mas enfim) O ruim de ter obsessão com obras de fantasia e afins é que é difícil ler livros que não são "mais do mesmo", que não são entediantes e repetitivos, como Twilight. No entanto, a queridinha do dia me fascinou (quem me conhece sabe que isso é muito difícil). Ela é autora de 5 séries e vários contos, todos de fantasia. Vejam só:

"Como se amar não fosse difícil o suficiente! Imagine ser incapaz de encostar no seu namorado sem sugar a alma dele. Seja bem-vindo ao mundo de Georgina Kincaid, uma súcuba relutante que aparentemente sempre se encontra no meio de uma intriga sobrenatural. Essa série adulta de fantasia urbana marcou o debut de Richelle como uma escritora publicada. Jim Butcher, autor de bestsellers da New York Times, disse o seguinte sobre Succubus Blues (1º livro da série): '...uma leitura envolvente, em um mundo extraordinariamente tangível, crível, vivo, com uma protagonista de simpatia e profundidade inesperadas.'" - Retirado do site da autora (link). 
Traduções: Já disponíveis (link).

Comentários: A saga narra as aventuras de Georgina, uma súcuba - ou seja, um ser que se alimenta da energia sexual dos outros. Georgina é uma das minhas personagens de ficção favoritas (um pouco parecida com a Bo, de Lost Girl, que também é súcuba). Ousada, corajosa, curiosa (curiosíssima, assim como eu, hehe), bondosa e, de vez em quando, assustadora (assim como eu queria ser). O primeiro livro da Richelle Mead que eu li foi o primeiro livro da saga - Succubus Blues (ou A Canção do Súcubo), e, de todos da saga, foi o que eu mais gostei. {Spoiler! Meu coração faltava sair pela boca de vez em quando, porque nossa heroína se apaixona por um ser humano - e já sabemos muy bien que amores proibidos sempre causam muita merda confusão.} Leitura divertida, fácil, rápida e, o melhor, todos os livros já foram lançados, então quem resolver começar a ler agora não vai sofrer como eu sofri esperando o próximo livro ser lançado (eis o motivo da minha frustração). Ah, definitivamente não recomendo a leitura para quem está na quinta série (que foi quando eu li) uma vez que há muitas cenas sexuais.

"Duas raças de vampiros andam pelo nosso mundo. Uma, a Moroi, é de vampiros vivos que praticam mágica elementar. A outra, Strigoi, é de mortos-vivos que se alimentam de inocentes para sobreviver. Rose Hathaway - uma mestiça com pouco auto-controle - está treinando para ser guarda-costas de uma princesa Moroi. Aprender a decapitar e a empalar já é difícil o suficiente, mas o verdadeiro perigo para Rose pode estar em um romance proibido com um de seus instrutores." - Retirado do site da autora (link).
Traduções: já disponíveis (link).

Comentários: Leiam, leiam, leiam! ♥ Se eu fosse descrever a série em uma palavra, essa palavra seria desespero. Sério, é difícil eu sentir a ansiedade, o desespero, a agonia, que senti ao ler esses livros. O único outro autor que me fez sentir tamanho desespero foi o Stephen King, que, convenhamos, é um mestre. Nunca vi uma personagem {a senhorita Rose, uma dhampir, meio humana, meio Moroi} ser capaz de arrumar tanto problema e escapar quase sempre por um triz. "ROSE, SUA BURRA!" e "Ai, que idiotas!" foram os pensamentos mais frequentes, rê. Aproveitem que todos os livros já foram lançados/traduzidos e comprem (ou peguem emprestado, sei lá) tudo de uma vez, porque, se vocês gostarem que nem eu gostei, só vão conseguir largar depois de terem lido até o último ponto final da última página do último livro. A leitura é fácil (como a leitura da maioria dos livros para jovens adultos é) e super divertida (se você é um ser bizarro como eu que gosta de sentir desespero). Para vocês terem uma noção de quão cativante a história é: enquanto esperava o próximo livro da saga sair, eu ficava relendo os anteriores nonstop, ou seja, já li cada livro umas 4 vezes. Ah, em fevereiro, foi lançado o filme Vampire Academy (link) - não assisti ainda, as críticas que li não foram das melhores, mas a própria autora amou (tá no blog dela! {link}).


"A história de Rose pode ter tido um desfecho na série Academia de Vampiros, mas ainda há muito a ser contado sobre as outras personagens daquele mundo. Bloodlines é um spin-off de Vampire Academy, centrado na Sydney, uma alquimista/humana adolescente que faz parte de um grupo que ajuda a manter a existência dos vampiros em segredo. Sydney passou sua vida inteira aprendendo que vampiros e dhampirs são malvados e anormais, mas isso tudo está prestes a mudar quando ela for forçada e se esconder com Jill, Adrian e Eddie..." - Retirado do site da autora (link).
Traduções: já disponíveis (link).

Comentários: Ugh, mais frustração! A Richelle podia lançar os 6 livros de uma vez só, né? Haha. Enfim. Bloodlines é, também, super cativante. Gosto mais de Bloodlines do que da saga Georgina Kincaid. As personagens estão melhor trabalhadas, mais maduras e interessantes - é sempre um prazer ler cenas na qual Adrian está presente, devido ao senso de humor que ele tem; a queridinha Rose, de Vampire Academy, também aparece de vez em quando; Zoe é a alquimista, e, quando comparada com Sydney, nota-se claramente o tanto que Sydney mudou e cresceu ao longo da saga, principalmente {Spoiler! após começar a relacionar-se com Adrian.} O suspense é muito bem trabalhado (esperado) e... eu quero muito ler o sexto livro, que ainda não foi lançado e cujo nome eu não sei (se alguém souber, comente!), pois é.. Ou seja, fofinhos: comecem a ler somente após todos terem sido lançados (se eu pudesse voltar no tempo, é isso o que eu faria), se não desejam ansiedade/frustração.


"Eugenie Markham não queria nada disso. Até agora, ela está contente com seu trabalho como um xamã freelance, lutando e banindo criaturas do Outro Mundo. Quando uma profecia a transforma na solteira mais popular do Outro Mundo, Eugenie se vê lutando contra os pretendentes sobrenaturais, bem contra os males que começam a emergir de seu passado...- Essa é a segunda série de Richelle para adultos. Patricia Briggs, autora da série Mercy Thompson, descreveu-a como: "Grandes personagens, mundos escuros, e apenas o toque certo de humor. Uma ótima leitura."" - Retirado do site da autora (link).
Traduções: (link). 

Comentários: A fulana de tal da Eugenie do nada fica hiper famosa e tem de sair matando quem quer se casar com ela. Brincadeirinha. A história é muito mais desenvolvida do que isso, mas eu não gostei muito. Gostei, mas não muito. Não me entendam erroneamente. Parece uma história de videogame. Sei lá. É divertida a série? Sim. O enredo desenvolve-se com uma velocidade até boa e é uma leitura fácil de se acompanhar, além de ser, até certo ponto, cativante - mas isso é marca registrada da autora. No entanto, não achei necessário ter 4 livros para narrar a história que Richelle narrou, acho que ela enrolou um pouco. Ela poderia ter encurtado que ainda ficaria legal. Os 4 livros seriam "necessários" caso houvesse mais coisa sendo narrada, sabem? Enfim. Nota da autora sobre a série: "No momento, Shadow Heir (ou Herdeiro das Sombras) é a conclusão para a série Dark Swan. Como muitos sabem, definitivamente há espaço para mais história! Eu gostaria de escrever um quinto livro, mas outros compromissos surgiram, então isso deve levar muito tempo. Mas eu manterei vocês informados! Dedos cruzados." 


"Situada em um futuro não distante, esta nova série começa depois de um vírus mortal ter reduzido a população mundial e reestruturado as fronteiras e os países. A República da América Norte tem lutado seu caminho para fora das cinzas para se tornar o país mais avançado do mundo ao aderir-se a políticas forçadas de reprodução geneticamente controlada e negação do sobrenatural. Mas a RUNA passa a questionar seus princípios fundadores quando forças estranhas começam a atuar no mundo, forças entre as quais um brilhante, mas decadente, exilado e um super soldado aristocrata se encontram..." - Retirado do site da autora (link).
Traduções: Ahammm (link - tá no final da página).

Comentários: Imagem grande das capas dos livros porque só foram lançados dois, por enquanto. Ou seja... Corram para as colinas, prendam-se às pedras e não leiam enquanto todos não forem lançados. Em um estilo diferente e destinado a um público alvo mais maduro (ou seja, adultos, e não pirralhos caçando obras vampirescas), a série é interessante, sim. Não é a melhor série que já li, mas vale a pena ser lida se você gosta da autora ou gosta de ficção científica futurística (ou ambos ou se você gosta de ler qualquer coisa que aparece na sua frente, que nem eu). Essa é a série mais recente da autora. 


O que acharam? Alguém já conhecia a Richelle Mead? Quais livros vocês já leram dela e o que acharam? Tiveram interesse por ela após lerem a postagem? Comentem! 

-xoxo  

10 comments:

  1. nossa nunca tinha ouvido falar dessa autora antes! hhahaa acho que lembro visualmente de um livro ou outro, tipo o do the vampire academy, mas nunca me interessei mto por livros nesse estilo :~ sou mais um romance água com e aúcar e personagens aparentemente humanos huahauhaua
    e seus posts são super bem explicadinhos e diretos, sofi! adorei, bjssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Haha, também gosto de um ou outro romance água com açúcar, se a dosagem do açúcar for de meu gosto!
      Amo suas visitas, Van!
      Beijinhos ♥

      Delete
  2. Sou louca pra ler Academia de Vampiros, já vi muitas pessoas falarem bem dos livros, mas no momento estou terminando o livro Taltos da Anne Rice. Adorei o post, não sabia que essa autora tinha tantas publicações. Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vc está gostando do Taltos? Eu amo Anne Rice, haha.
      Obrigada pela visita :)
      -x

      Delete
  3. MEU DEUS QUE MULHER LINDAAAA! JURO! PARECE QUE ELA SAIU DE UM SERIADO DE FANTASIA <3 hahaha
    Já tinha visto esses livros em uma livraria de NYC, mas confesso que nem dei bola :P me arrependi muito agora! Hehe e também não vi muito aqui no Brasil, mas assim que encontrar vou comprar pelo menos um! Ah, outra coisa: qual livro vc me aconselharia pra começar a ler Anne Rice? Qualquer um?
    Adorei o post, Sof! Beijos (:

    ReplyDelete
    Replies
    1. AAAIN, eu morro de vontade de viajar só pra trazer um malão lotado de livros, pq esses livros lá fora são hiper baratos, não creio que vc não comprou ):
      Olha, da Anne Rice eu gosto MUITO dos livros sobre o Lestat, recomendo!
      Beijinhos, ♥

      Delete
  4. Milhares e milhares de livros que a Richelle já lançou jkhdsajkdkajdh fiquei interessada em ler The Vampire Academy, parece muito bom! Vou procurar esses livros (a coleção, claro) e lerei porque você faz parecer muito bommm!!!
    Ah! Como você começou cedo com seu vício de ler, menina! E já lia um monte de coisa legal, olha só. Por que eu não estudava com você, mesmo?

    ♡♡♡

    ReplyDelete
    Replies
    1. Haha, que bom que você se interessou *-* Espero que goste!! :)
      E eu sempre fui viciada em ler, só diminui o ritmo no ensino médio pra preparar pro vestibular, haha.
      Beijinhos ♥

      Delete
  5. Oláaaa!
    Ainda não a conhecia, mas fiquei muuuuuuuuuito interessada! Gosto de histórias envolvendo vampiros e a série The Vampire Academy me chamou muita atenção, acho que até já vi em livrarias, mas nunca tinha lido sinopse nem nada!
    Assim que eu tiver algum dinheiro vou comprar (acho que é melhor comprar tudo de uma vez, né? Porque do jeito que sou vou ficar sem pensar em outra coisa até ler tudo kkkkkkk)
    Muito boa sugestão, Sofia!
    Adoro posts quilométricos, especialmente com um conteúdo bom e de algo que eu amo (livros = <3) haha
    Bejião! :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Lu!!! ♥♥♥
      Amo suas visitas e amo o fato de que você gosta das minhas postagens!!!
      Espero que goste dos livros!
      Beijinhos :)

      Delete