Sunday, March 17, 2013

Livros: alguns


Me forcei a retomar meus antigos hábitos de leitura - um livro a cada 2 ou 3 dias. Era assim desde que aprendi a ler até 2009 (quando entrei no Bernoulli e o conceito de 'tempo livre' virou ilusão). Devorava livros. Devorarei livros. Mas não sei porquê tive de resolver fazer isso agora, justo no 3° ano, quando não tenho tempo nem para dormir direito. Esperteza demais da minha parte. Mas, como sou super enrolada para tomar qualquer decisão sobre minha vida (por mais banal que seja), sempre sigo com a decisão que tomei. Sempre, independendo de fatores que sejam contrários -tipo a falta de tempo. 

Acho que até agora, desde que 2013 começou, já li mais livros do que li ano passado. Pois é... Claro que, para tal façanha, virei uma anti-social total, passo a maioria dos recreios lendo, leio esperando ônibus, leio no ônibus. Viva os e-books! (Prefiro mil vezes ler um livro do que um e-book, mas como livro é um artigo de luxo aqui no Brasil, do papel mais caro e mais pesado -não gosto de carregar muito peso por aí- e eu detesto ler traduções,os e-books acabam quebrando o galho.)

Não sei se estão acompanhando o blog, mas há uma caixinha na barra lateral direita onde consta o livro que estou lendo no momento - "Currently reading". Então, vou tentar fazer uma breve descrição/resenha dos livros que aparecem no 'Currently reading' (eis o projeto literário!). Hoje, farei de dois (senão a post ficará mais gigante).



Wintergirls - Laurie Halse Anderson
Um livro até relativamente bem escrito (não sei se tem tradução, li a versão original mesmo), mas peca bastante quando se trata de aprofundamento, desenvolvimento da trama (daria 4 estrelas se não fosse por isso). A maioria das resenhas que li trata o livro como um livro sobre anorexia. Não, não é. Sim, a personagem principal, Lia, lida com problemas alimentares, mas o livro vai além disso - Lia tem uma vida confusa, emaranhada com familiares complicados, culpa pelas oportunidades perdidas, um futuro assustador e um passado que parece ser mais um mito do que realidade. Em outras palavras, L.H.Anderson caiu direto no coração e na mente de uma verdadeira adolescente. Geralmente, eu leio livros só após ler resenhas, mas, dessa vez, segui a sugestão da Mari, que nem tinha terminado de ler ainda. Comecei a ler, fui lendo e lendo...e, mesmo estando no recreio, em um ambiente totalmente bagunçado e cheio de barulho e interrupções, não parei de ler. Este livro não é um livro sobre anorexia, apesar de que anorexia é um dos principais sintomas do verdadeiro problema de Lia: aprender a se perdoar por não ser nenhuma das versões que os outros em sua vida (pais, madrasta, médicos, terapeutas, professores, colegas, e sua ex-melhor amiga Cassie) esperam que ela seja. Nem é um livro de auto-ajuda. É um livro de auto-aceitação, ousado e aterrorizante, de tão verdadeiro. Sou uma adolescente que passa por várias das situações que Lia passou, principalmente a pressão por não estar "aproveitando de meu potencial" - segundo alguns. Recomendo este livro para qualquer pessoa acima dos 14 anos...especialmente os pais que necessitem de um lembrete acerca de quão estressante é ter 18 ou 14 anos.



Along for the ride - Sarah Dessen
Trad: A caminho do verão
Eu realmente queria falar sobre quão incrível este livro é, mas, infelizmente, eu não acho que posso. Queria ter gostado, realmente queria. Como um livro, é bem decente, mas eu estou ficando tão cansada da fórmula 'Dessen'. A primeira vez foi fofa. E talvez a segunda. Mas insistir nesse roteiro 'amor/segundas chances/finding yourself' está chato. É sempre a mesma: menina que não sabe lidar com sua chata e bagunçada situação familiar, menina encontra menino, menino corrige tudo no mundo da menina, e depois há sempre aquele momento constrangedor muito chato quando você já sabe que Dessengirl & Dessenboy vão ter uma briguinha, mas você também sabe que eles estarão juntos novamente até o final. A história se move rapidamente, que é o que eu sempre gostei na Dessen, mas a sensação é a de que estou lendo a mesma história, uma e outra e outra vez, mas com títulos e persongens de nomes diferentes. Eu gostaria de alguma mudança! Eu amo todos as personagens dela, mas por que é sempre o mesmo esquema? Personagem-sábia, Auden é querida, e eu definitivamente simpatizei com ela. Eli não é tão bem desenvolvido como os demais Dessenboys, mas ele ainda é alguém que você pode começar a gostar de. A situação familiar é tensa, e eu tenho certeza de que eu não era a única realmente querendo surrar o pai de Auden com um taco de beisebol (e que aconteceu para que, de qualquer maneira? Caiu enredo, muito?). Estou feliz por Jake não ter sido usado como a personagem que fica entre Eli e Auden - isso com certeza me deixaria muito mais desanimada com o livro. Eu não sei, eu realmente quero ser entusiasta e dizer-lhe para comprar o livro e lê-lo e amá-lo, mas é sempre a mesma coisa. Pegue qualquer romance Dessen e você vai ter a mesma história com pequenas alterações. Mas pegue, sério, qualquer um! No geral, os livros delas são fantásticos, e toda adolescente deve ler ao menos um. Não me entendam erroneamente: o livro é bom, bem escrito e construído, mas para quem acompanha o trabalho dela há mais tempo, é só mais do mesmo. O desabafo não é uma crítica negativa à obra em si. Eu só queria um pouco mais de originalidade. Eu sei que a Dessen consegue, ela já fez isso antes, me pergunto o porquê de ter caído na rotina. 

Já leram algum destes livros? O que acharam? Alguém tem alguma sugestão literária pra dar?

10 comments:

  1. Nossa, e eu pensava que o meu pai lia muito. Insano um livro a cada três dias! O que deve ter de louco, deve ter de maravilhoso também. Mesmo assim acho que essa não seria uma boa tática pra mim rs Parabéns, você é a pessoa mais culta que eu conheço! Hahah E adorei a resenha do primeiro livro, vai pra minha lista :3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, que isso! Estou longe de ser culta! Haha, talvez, quando eu tiver uns 70 anos, talvez... Haha! Espero que goste do livro, e obrigada por todo o carinho e apoio ao blog! :)

      Delete
  2. Eu lia muito também, mas ultimamente não tem sobrado muito tempo pra ler. Atualmente estou lendo Los Angeles, da Marian Keyes. Vou tentar ler mais livros este ano tb!
    :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Amo Marian Keyes!! Foi a escritora quem solidificou meu sonho de ser cineasta, e justamente por causa do Los Angeles! Ela escreve livros ótimos!

      Delete
  3. Adorei :) hehe eu vou ate olhar esse outro livro porque tb preciso ler mais! Beijo Sofi

    ReplyDelete
  4. Eu ficaria muito feliz se tivesse aquela edição de bolso do livros americanos/ingleses... tamanho pequeno e de folha de jornal bem levinha... mas não... grosso, pesado e caro... U.U'

    Bom projeto...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois ééé D:
      Por que no Brasil as coisas são todas diferentes? Os pocket books são super mais práticos e baratos! affff

      Delete
  5. Uma das minhas metas para 2013 é tentar retomar o "hábito de devorar livros". É engraçado, porque quando eu era menor e tinha acabado de aprender a ler, lia muito mais do que hoje em dia. Bem, ao poucos estou retomando o hábito novamente (o último livro foi "O Símbolo Perdido", inclusive acabei de resenhá-lo lá no blog). Ah, amei as indicações!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi assim comigo também :(
      Ainda bem que li muito quando mais nova, aí não tenho tanto 'atraso' assim, hehe. Vou ver sua resenha <3

      Delete
  6. Sofia, te recomendo "A Seleção" de Kiera Cass, acabei de ler o e-book dele. Sim, eu concordo quando você diz que livros são coisas luxuosas por aqui =[
    Vou retomar meu hábito de ler novamente. Começei por este e agora estou lendo Morte Súbita. Enfim, espero que leia a Seleção e me diga o que achou. Beijos.

    http://rascunhosnaestante.blogspot.com.br/

    ReplyDelete